Proposta Pedagógica

Contribuir para que as crianças vivam uma infância plena, repleta de descobertas e aprendizagens e, especialmente, que desde cedo consigam desenvolver uma relação saudável e cooperativa com o mundo – esses são os principais objetivos do projeto pedagógico da escola Janelinha.  Para que isso seja possível, nossa proposta é organizada através de um currículo que entrelaça a vida cotidiana, o brincar e experiências significativas de infância. Nossa inspiração maior vem das abordagens internacionais que utilizam o vínculo de apego, a motricidade livre e a autonomia como princípios e, associados a espaços, materiais e situações estruturadas. Essas abordagens são trazidas por grandes educadores da pedagogia moderna, sendo estes nossos principais influenciadores:

Emmi Pikler

Célestin Freinet

loris malaguzzi

Alinhada aos referenciais teóricos adotados, nossa metodologia está em consonância com a Base Nacional Curricular de Educação, que propõe um currículo mínimo para a Educação Infantil. Conforme recomenda esse documento, que organiza a educação infantil do país, a escola desenvolve experiências significativas de infância, que transitam por campos de experiências variados. As situações de aprendizagem promovidas pela escola devem permitir que os bebês e as crianças possam brincar, conhecer, expressar-se, conviver, explorar, e participar.

Os projetos pedagógicos que desenvolvemos na Janelinha podem nascer da observação atenta da professora, de uma intenção institucional ou do interesse das crianças. Para cada projeto, há intencionalidade e escuta atenta da professora. Os resultados do trabalho pedagógico desenvolvido são sempre compartilhados com as famílias e apresentados em reuniões, feiras e mostras na escola.