Escola Infantil Janelinha - Berçário, maternal e jardim

A Escola

A Escola de Educação Infantil Janelinha é um espaço que recebe crianças de um a seis anos, funcionando em sede única no Bairro Boa Vista de Porto Alegre, desde 2003. É uma instituição que pensa a infância como um tempo de descobertas e aprendizagens, compreendendo que educar sobretudo nesse período, é acompanhar com atenção, as crianças em “seus começos” e em sua imersão no mundo.

A criança

A criança é para nós um sujeito ativo, que constrói seus conhecimentos em cima de suas ações, sendo pois o brincar/jogar, interagir, pesquisar e se relacionar, os pilares do nosso trabalho, adequando-se a uma proposta que visa o seu desenvolvimento global, sadio e harmonioso, garantidos através de três elementos básicos: segurança, carinho e atenção.

Missão

  • Cuidar e educar de crianças de 1 a 6 anos de idade, de modo a garantir um ambiente seguro, estimulante, amoroso e acolhedor
  • Compreender e ser compreendido pelas famílias dos estudantes diante desse importante papel que é a educação no âmbito escolar
  • Construir um trabalho formativo em que as crianças sejam agentes de transformação destas realidades e tempos
  • Desenvolver uma proposta que propague uma educação contemporânea, alinhada com as exigências atuais, que vise saúde, bem estar, cultura, educação emocional e cidadania
  • Escutar, reconhecer e promover as múltiplas potencialidades de cada criança

Valores

  • Compreensão e valorização da infância
  • Desenvolvimento de um trabalho ético, moral, atual e responsável
  • Valer-se de valores que embasam a dignidade humana, como a partilha, justiça, fraternidade e respeito à vida, expressos e concretos nas atitudes cotidianas

Estrutura Privilegiada

  • Os ambientes são organizados e reorganizados a fim de contemplar a ação pedagógica e proporcionar o bem-estar das crianças e dos adultos na escola
  • O prédio é composto de sala da direção, sala administrativa (secretaria), sala de funcionários, sanitários de adultos e infantis, despensa seca, sala de recreação, salas de atividades, fraldários, cozinha, área de serviço, sala de materiais pedagógicos, depósito de materiais de limpeza, salas de aula, sanitários infantis e trocador, sala para múltiplas atividades: artísticas, de audiovisual, musicais, solário (para os bebês) e biblioteca infantil
  • A área livre possui três pátios externos com diversos brinquedos de pátio, formando uma pracinha, além de jardins e mini horta orgânica
  • As salas são, arejadas e iluminadas. Existem brinquedos na sala de multiuso específicos aos bebês, de material e tamanho adequados em uma área delimitada, mais restrita e de fluxo menos intenso de pessoas
Estrutura Privilegiada Escola Infantil Janelinha

A proposta da Janelinha

Proposta Escola Janelinha

A proposta da Escola de Educação Infantil Janelinha é oferecer um ensino renovado e alinhado às exigências da atualidade, através de um ambiente lúdico e adequado às necessidades de cada faixa etária atendida. Dessa forma objetiva-se transformar o aprendizado num mundo de descobertas, no qual a criança seja protagonista e perceba a capacidade que tem em modificar o meio em que vive, identificando o papel que nele desempenha.

Nessa perspectiva, a Janelinha segue uma linha teórica sócio interacionista, buscando propiciar espaços de autoria, o que se caracteriza como a identidade do trabalho desenvolvido. Assim, faz-se importante entender a diferença entre autonomia e automatização. É isso que visa a Janelinha: uma prática educativa permeada de sentidos e significados, entendendo a criança como um sujeito de experiência.

O currículo da Escola Infantil Janelinha, é um currículo dinâmico, carregado de afetividade e respeito as diferenças, abrindo-se um espaço de pensar e fazer inclusivo. A inclusão também é pensada em relação aos ambientes comuns de aprendizagem, visando à acessibilidade, possibilitando o preparo para a inserção nos espaços. Os projetos de trabalho são referentes à vida cotidiana do grupo que possam aprofundar o estudo de algum tema. O conhecimento está atrelado aos brinquedos e às brincadeiras da infância, organizados em uma jornada diária estabelecida pelos diferentes grupos etários.

Com base em uma Pedagogia Emancipatória, entendemos que trabalhar com os Projetos, possibilita a criança passar por três momentos: o da observação, o do registro e o da reflexão. É visto como algo simples para a criança, como comer, que pode fazer surgir o estudo da alimentação, a origem e a classificação dos alimentos, os preços, quem os produz e onde, como são preparados. Pois é de acordo com a curiosidade das crianças e o desenvolvimento, que surgirão noções de geografia, ciências, história, higiene, cálculo, redação e desenho. Diante dessa riqueza de possibilidades exploratórias, a duração do Projeto é muito flexível.