Contos e Fábulas

Olá queridos leitores do nosso blog, como todos estão cientes estamos vivenciando tempos de enormes desafios, ansiedade e reconstrução. As Escolas Infantil Janelinha e Villa Kids embarcaram nesta aventura de reconstruir, ampliar e desenvolver as relações e o desenvolvimento dos nossos pequenos. Uma de nossas estratégias é a de elaborar momentos/aulas online com temáticas diversas e que favoreçam os objetivos de manter as relações afetivas e continuar o processo de desenvolvimento e aprendizagem. Pois bem nas linhas que se seguem passo a relatar a experiência da semana referente de 6 até 10 de julho cuja a temática geral foram as fábulas.

     A turma de Jardim das Escolas Infantil Janelinha trabalhou com a fábula O leão e o ratinho.    Esta fábula trás reflexões sobre honestidade, solidariedade, habilidades, coragem, diversidade, entre outros aspectos.

     Durante o desenvolvimento da sequência didática a turma conheceu a fábula, foi desafiada a realizar suas interpretações, a se colocarem no lugar dos personagens, através de perguntas como o que poderia ter acontecido ao leão se o ratinho não cumprisse sua promessa? O que o leão apreendeu?

     A partir desta premissa muitos momentos e oportunidades de desenvolvimento foram oferecidos, a turma “pesquisou” sobre um dos animais da fábula e apresentaram suas descobertas com livrinhos e cartazes, com objetos e utensílios de casa as crianças foram desafiadas a criar melodias (sons) para os momentos emblemáticos da fábula, o que proporciona uma gama de conhecimentos relacionados às emoções e propriedades do som por exemplo.

     Finalizando habilidades motoras e de criatividade também foram contempladas com atividades que envolveram brincadeiras tais como desembrulhar os pais de um lençol (uma representação da cena em que o ratinho salva o leão da rede do caçador), traçados e colagens representando o leão preso e o caminho percorrido pelo ratinho. Fechamos a semana com a confecção de uma massa de modelar caseira.

     Viram? Nossa semana foi divertida e cheia de momentos preciosos, muito bom encontrar cada um de vocês grande abraço até o próximo encontro

Beijos profe Tati!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *