Escola Infantil Janelinha - Berçário

E depois de escolher, o medo de errar, de não estar vendo tudo que precisa para sentir-se seguro(a) às vezes tira o sono: A gente entende! Acreditar que aquilo que a escola diz, ela vai realmente se empenhar para cumprir é bem confuso no início, Sabemos bem.

Além disso, crer que  tudo será feito em uma atmosfera de amorosidade é uma conquista diária. Ter uma relação de confiança com a escola é fundamental para que a criança também construa seus laços. Imaginar, que pelo fato da criança ser pequena, ela não esteja ouvindo, prestando atenção, ou percebendo, as nossas aflições e incertezas é um equívoco muito grande. De um jeito ou de outro, eles absorvem o que se passa, mesmo sendo bebês.

Se quisermos filhos adaptados e realmente felizes em seu ambiente escolar, necessitaremos dar um passo atrás e realmente verificarmos em nós (pais) se de fato, precisamos ou desejamos a escolinha no momento. Se a resposta for positiva é fundamental acessarmos em nosso íntimo, os reais motivos que nos levam a “aceitar” que outros cuidadores possam cuidar do bem maior da família: a Nossa Criança. E a partir daí, deixar fluir! Sem dúvida que este não é um caminho fácil, linear ou curto. A gente sabe! Mas também não precisamos fazer dele mais assombrado ou longo do que já nos parece.

O ideal é termos uma conversa aberta e sincera com a escola, expor sem constrangimento nossos medos e inseguranças, Esta é, seguramente, a melhor alternativa, por vários motivos: primeiro porque se trata de uma primeira e incomparável experiência, afinal, tudo que diz respeito a este filho(a) é absolutamente novo e singular. Segundo, porque se está aprendendo a ser pai e mãe, e escolher outros cuidadores nessa posição não é simples – mesmo! Terceiro, porque na maioria das vezes, embora haja um cognitivo que entenda que pode se estar diante da melhor opção dentro das circunstâncias, há o restante do corpo inteiro querendo quase engolir a criança de novo de tanto amor e instinto de proteção. A gente te entende… É muito legítimo tudo isso!

Aqui na Janelinha vivenciamos estas e outras histórias com todo respeito e atenção que  merecem. Cada família é uma família e cada filho um filho.

Vem nos conhecer, conversar sobre as tuas necessidades, nos contar a tua história! A gente promete que te ajuda, a fazer dos dias que virão nessa nova fase escolar, os melhores possíveis!

Viviane Roncato – Diretora Pedagógica